terça-feira, 17 de junho de 2014

Especial Copa do Mundo CROÁCIA #29...


Pela proximidade com a Itália, a pizza é muito popular em Istria e Dalmácia, e de uma respeitável qualidade. O Adriático é rico em mariscos, incluindo camarões e amêijoas (prstaci), e o brodet, peixe guisado com arroz. Geralmente cozinha-se com azeite e acompanham-se os pratos com verduras cozidas e cogumelos. No interior vale a pena experimentar o manistra od bobica (sopa fresca de milho com feijão) ou o strukle (rolos de queijo cottage), o pecena purica u krusnoj peci, uma especialidade a base de peru ou milinci, uma modalidade local de massa.

Bebidas
Na Croácia encontrará a maioria das bebidas internacionais. Vinhos, licores, sucos e refrigerantes são algumas das alternativas.


Especial Copa do Mundo HOLANDA #28...


O ingrediente mais habitual da cozinha holandesa é a batata, acompanhando normalmente pratos com carne ou com verduras.

Peixe é consumido em grande quantidade. Este país tem uma longa costa e uma importante indústria pesqueira. Seus produtos marinhos provêem do mar do Norte. Entre os pescados típicos se encontra a enguia, que se serve fumada e se conhece como gerookte paling e se serve como refeição. Em sanduíches é conhecido como broodje paling.
No terreno dos mariscos, se comem os mexilhões, que se podem preparar fritos em manteiga, e uma espécie de camarão (Crangon crangon) pequeno, que se come com diferentes molhos. As ostras vem da província de Zeeland.


Falta mencionar o haring, arenque conservado em salmoura e que se come cru. Se serve sozinho ou acompanhado de cebolas cruas. Também se come em sanduíches de centeio. "Zure Haring" é o arenque em conserva com vinagre natural, cebola, sal, pimenta, junípero e várias outras especiarias. Uma modificação do "zure haring" é o "zure bom" (bomba ácida), que é um pepino grande em conserva enrolado com um arenque em conserva.



Hoje para vocês torta holandesa:


INGREDIENTES
Creme:
250 g de margarina
180 g de açúcar refinada
600 ml de creme de leite sem soro
80 ml de leite condensado

Base:
200g de biscoito maizena
Cobertura:
200 g de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
10 g de margarina

Lateral:
1 pacote de biscoito calipso








MODO DE PREPARO

Creme:
Bata na batedeira a margarina e o açúcar até obter um creme mais ou menos branco
Acrescente o leite condensado e continue batendo
Coloque o creme de leite e mexa bem

Cobertura:
Derreta a barra de chocolate no microondas ou em banho-maria até ficar bem derretido, aqueça o creme de leite sem deixar ferver
Misture o chocolate e a margarina e o creme de leite até ficar em creme bem homogêneo

Montagem:
Coloque as bolachas maizenas em baixo (forrando o fundo), dos lados da forma coloque os biscoitos calipso (deixando espaço entre uma e outra), e adicione o creme levemente para as bolachas ñ subir, e depois a cobertura e pronto
Sirva como desejar
Obs Usar forma de fundo falso

Especial Copa do Mundo CHILE #27...



A culinária do Chile é uma mistura de vários alimentos que os colonos trouxeram de seus países, são usados diferentes ingredientes como carne, frutos do mar, formando uma mistura variada conquistando todos que procuram conhecer a culinária local, a influência da culinária europeia está muito presente.
Alimentos

A simplicidade é um fato marcante na culinária local, destaque para o preparo e com peculiaridade nos ingredientes, dos quais dão ar a sofisticação nas misturas de sabores. Os chilenos possuem em média quatro refeições diárias:
- Café da manhã;
- Almoço;
- Hora do chá;
- Jantar.
O grande triunfo da culinária chilena é se basear na culinária espanhola, entre os ingredientes principais e populares, podemos citar o pastel de cholo, feito de milho. A costa marítima é outro álibi dessa culinária, peixes, e frutos do mar fazem parte do cardápio. Na costa existe a produção de frutos do mar, peixes e crustáceos, alguns dos frutos do mar são considerados os melhores do mundo, como o caso do marisco da região. Ensopados e empanadas também estão na lista dos alimentos mais consumidos.
Bebidas
Os chilenos adoram bebidas, principalmente o vinho, que está presente tanto no almoço quanto no jantar, os vinhos fabricados pelo Chile têm fama fora do país também, eles consomem assim como nós brasileiros consumimos a caipirinha e a água, a bebida tradicional da região é o Pisco que seria um licor preparado com suco de limão, açúcar e clara de ovo.





Uma bebida bem tradicional no chile é o Pisco. Pisco é o nome de duas variedades diferentes de aguardente de uva, produzidas no Peru e no Chile . É baseado fundamentalmente na destilação do mosto proveniente de uvas.

Trata-se de um termo pre-hispânico (quechua) cuja origem remonta-se à "Villa de Pisco" atualmente localizada no litoral do Peru, nome quechua que significa "ave" ou "pássaro", foi fundada en 1640, nas imediações do assentamento indígena do mesmo nome.






Existe uma diferença histórica entre o Peru e o Chile sobre a exclusividade de usar o nome. Enquanto o Peru defende que é uma denominação de origem (similar a Champagne, por exemplo) qual somente pode usar o termo "pisco" aquele produzido no Peru, o Chile discute que é um nome genérico (como vinho ou uísque).



Especial Copa do Mundo AUSTRÁLIA

#26...

A culinária australiana e suas receitas são bem diversificadas, devido a sua cultura receber influências de vários países diferentes. A comunidade australiana é composta por pessoas de todo o mundo e os principais países a influenciar sua culinária são: Inglaterra, Índia, Malásia, China, Japão, Indonésia, França, Itália e Grécia.

A culinária australiana se transformou em uma mistura muito grande, chega a ser difícil acreditar que tantos países podem influenciar uma culinária só. A Índia trouxe o gosto por temperos fortes. A China, a mistura de legumes e carnes refogados. A Tailândia e Malásia, o leite de coco e as ervas. Inglaterra, França e Itália, trouxeram respectivamente o gosto por: assados cobertos por molho, uso de manteigas e cremes, e as massas. A Grécia e o Japão, a carne de carneiro e as sopas de macarrão. Essas são algumas das características da comida australiana.





E vamos falar hoje de um restaurante muito conhecido entre nós e que talvez vocês não saibam mas é Australiano. O OUTBACK



O Outback Steakhouse é um restaurante informal, construído e decorado em estilo que remete ao interior da Austrália. São mais de 800 restaurantes nos Estados Unidos, onde foi inaugurado em 1988, e cerca de 120 unidades em outros 22 países.
O cardápio inclui porções bem generosas, sendo oito variedades de steaks, opções de peixe, camarão, frango, carne suína, cordeiro, massas, sanduíches, sopas e saladas. Há também uma seleção de pratos especiais para crianças até 12 anos. Além disso, nossos aperitivos e sobremesas "comunitários" são realmente um grande diferencial em sabor e valor agregado.



Todos os pratos e vários insumos que compõem as receitas - como as sopas, os molhos, os croutons, o brownie de nossa sobremesa, dentre outros - são produzidos diariamente em nossos restaurantes. Utilizamos matérias-primas testadas e aprovadas pelos mais exigentes paladares, com 100% de pureza e qualidade, atestadas pelas diversas autoridades públicas e privadas do setor de alimentação.

Especial Copa do Mundo ESPANHA #25...


Tal como ocorre na maior parte dos países, a culinária da Espanha varia bastante de umas regiões a outras; no entanto, existem algumas características comuns, entre as quais se pode destacar:


  • O uso de azeite de oliva como gordura culinária por excelência, tanto em cru como para fritar. O uso do azeite até princípios do século XX era pouco habitual e o uso de gorduras animais, sobretudo a manteca de cerdo, era mais comum.
  • A utilização do sofrito como operação inicial na preparação de muitos pratos.
  • O emprego do alho e da cebola como principais condimentos.
  • O hábito de acompanhar as refeições com vinho.
  • O pão como acompanhamento da maioria das refeições.
  • O grande consumo de saladas, sobretudo no verão.
  • Postre composto por uma peça de fruta ou algum produto lácteo, como o queijo. Os doces, como tartes ou pasteles são geralmente reservados para dias especiais ou festas.




E hoje vou ensinar a fazer uma bebida muito especial e muito conhecida aqui no Brasil, A famosa ESPANHOLA. Confira:


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 litro de vinho suave
1 abacaxi sem o miolo
Gelo






Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até triturar bem os ingredientes, sirva gelado.


SIMPLES E FÁCIL GALERA!

domingo, 8 de junho de 2014

Especial Copa do Mundo COLÔMBIA #24... 

O povo colombiano dá importância especial ao almoço, que costuma ser degustado entre as 13 e 14 horas. A refeição consiste, em geral, de uma sopa, seguida de um prato principal (seco ou bandeja). No final, a sobremesa é geralmente acompanhada de algum refresco ou sumo.

Entre as bebidas alcoólicas, são populares a aguardente e o rum. O café é muito apreciado, especialmente na forma de “tinto” (uma chávena pouco cheia de café muito forte). Em Bogotá bebe-se ainda o chocolate santafereño, servido com queijo e pão (habitualmente, deita-se o queijo no chocolate).

Muitas variedades de fruta, totalmente desconhecidas do ocidente europeu e América do Norte, são apreciadas na Colômbia, como o zapote, lulo, curuba, mamoncillo, uchuva, fraijoa, granadillas (parecidas com o maracujá), mamey, borojo, tamarindos, guanába e pitaya. Algumas destas frutas só podem ser saboreadas em determinas regiões da Colômbia, não sendo de uso vulgarizado.



e hoje vamos mostrar o BANDEJA PAISA

Ingredientes
Feijões, 500 gramas
Carne de vaca picada, 500 gramas
Bacon, 500 gramas
sal, a gosto
Azeite, 2 colheres
Ovo, 6 unidades


Como fazer

deixe o feijão de molho durante a noite em água fria. 

tempo de imersão dos grãos decorrido, cozinhá-los em água de maceração com uma colher de sopa de óleo e quando eles são meio cozido, tempere com sal a gosto. 

aqueça uma colher de sopa de óleo em uma panela, adicione a carne picada e frite. Mexa com uma colher de pau e refogue por alguns minutos. 

Corte o bacon em pedaços e frite em pingos até cascas são feitas. 

fritar ovos

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Especial Copa do Mundo COSTA DO MARFIM #23...



A Costa do Marfim, oficialmente République de Côte d'Ivoire, é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burkina Faso, a leste pelo Gana, a sul pelo Oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Yamoussoukro, mas a maior cidade é Abidjan.

Muita gente não sabe, mas a Costa do Marfim é o maior produtor e exportador de cacau do mundo. A banana, o café e o abacaxi também estão na lista de produtos para exportação. A gastronomia do país é formada por preparações simples, mas a excelente qualidade dos ingredientes é fundamental para torná-las magníficas. Destaque para os peixes e mariscos de água doce ou salgada. A maioria é grelhada com molhos à base de gergelim ou nozes e acompanham arroz, mandioca e milho. Entre as carnes, o prato mais exótico é feito com a carne de antílope.Os presuntos e conservas também podem ser saboreados na maioria dos restaurantes. Como sobremesas a base é bananas e frutas


Bolo de Amendoim:


Ingredientes

3 unidade(s) de ovo
1 xícara(s) (chá) de manteiga
1/2 xícara(s) (chá) de açúcar 
6 colher(es) (sopa) de farinha de rosca
300 gr de amendoim
1/2 xícara(s) (chá) de café forte
25 gr de açúcar de baunilha
1 colher(es) (sopa) de fermento químico em pó
2 colher(es) (sopa) de açúcar cristal




Unte uma fôrma sem canudo, forre o fundo e as laterais com papel manteiga. 
Deixe passar bastante o papel nas laterais para o bolo já sair enfeitado do forno! 
Unte o papel e polvilhe com farinha de trigo. 
Sacuda o excesso de farinha. 
Aqueça o amendoim por 6 a 8 minutos no forno quente. 
Pulverize no processador de alimentos com 2 colheres (sopa) de açúcar cristal. 
Bata a manteiga amolecida com o açúcar, o açúcar de baunilha até obter um creme fofinho, acrescente as gemas uma de cada vez. 
Misture a farinha de rosca o fermento com o amendoim. 
pulverizado. Acrescente alternando essa mistura e o café. 
Por último acrescente as claras batidas em neve com a pitada de sal. 
Coloque na fôrma e asse no forno médio, pré-aquecido até dourar. 




quinta-feira, 5 de junho de 2014

Especial Copa do Mundo GRÉCIA #22...




A culinária grega contemporânea é tipicamente mediterrânea, e utiliza extensivamente o azeite, grãos, pão, vinho, peixes e diversos tipos de carnes, incluindo aves e coelho.1 Entre os ingredientes típicos da culinária grega estão a carne de cordeiro ou de porco, azeitonas kalamata, queijo feta, folhas de uva, abobrinha e iogurte. Entre as sobremesas camel e as nozes, algumas utilizando massa filo, como a baclavá.

O elemento mais característico e antigo da culinária grega é o azeite, utilizado em quase todos os seus pratos. É produzido a partir das azeitonas, uma vez que as oliveiras são típicas de toda a região, o que dá um toque característico à comida grega. Um condimento popular é azeite fervido em lume muito brando com a casca, ou mesmo fatias de limão; a “infusão” é deixada a curtir durante a noite e no dia seguinte é coado e, se estiver muito ácido, acrescenta-se azeite. Este condimento pode usar-se com fatias de pão, grelhados, sopa de feijão ou de grão-de-bico, e na salada de tomate.


E hoje Arroz a Grega:


Ingredientes
  • 2 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
  • 4 xícaras (chá) de água fervente
  • 1 xícara (chá) de cenouras, cortadas fininhas
  • 1 xícara (chá) de vagem, cortadas fininhas
  • 1 xícara (chá) de pimentão verde e vermelho, picados em quadradinhos
  • 1 lata de ervilhas escorridas
  • 1 xícara (chá) de palmito picado
  • 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 cebola picada
  • 1/4 xícara (chá) de óleo
  • Sal e cheiro verde a gosto








Modo de preparo
  • Em uma panela, aqueça o óleo e refogue o alho e a cebola até murchar.
  • Acrescente a cenoura, a vagem, o pimentão e refigue em fogo baixo, até que fiquem bem fritos.
  • Coloque o arroz e refogue bem, juntamente com os legumes e o sal a gosto.
  • Acrescente a água, e cozinhe em fogo baixo com a panela semi tampada.
  • Enquanto isso, coloque em uma panela a manteiga ou margarina e aqueça até derreter.
  • Acrescente as ervilhas, o palmito, as azeitonas e deixe tomar gosto.
  • Quando o arroz já estiver seco, acrescente os legumes passados pela manteiga ou margarina.
  • Salpique com o cheiro verde, deixe descansar por uns 15 minutos e sirva.

Especial Copa do Mundo JAPÃO #21...




A culinária japonesa desenvolveu-se ao longo dos séculos como um resultado de muitas mudanças políticas e sociais no Japão. A culinária eventualmente passou por um processo de evolução com o advento da Idade Média, que marcou o início da expansão do elitismo com a era do domínio Xogum. No começo da era moderna, mudanças significantes ocorreram, resultando na introdução de elementos de culturas não-japonesas, principalmente da cultura ocidental, no Japão.

A culinária tradicional japonesa é dominada pelo arroz branco (hakumai), e poucas refeições seriam completas sem ele. Qualquer outro prato servido durante uma refeição - peixe, carne, legumes, conservas - é considerado como um acompanhamento, conhecido como okazu. É utilizado um tipo de talher diferente, denominado hashi. 




E uma bebida  muito tradicional do japão é o Saque. E hoje vamos ensinar a fazer a famosa saquerinha. Confiram:


Ingredientes: 
  • 1 kiwi descascado cortado em pedaços
  • 180ml de saquê para mesa
  • 1 ½ colher de sopa rasa de açúcar
  • Gelo picado a gosto






Modo de Preparo: 
  • Em um copo coloque o kiwi e o açúcar e amasse bem.
  • Em seguida, adicione o saquê e o gelo.
  • Misture e sirva



quarta-feira, 4 de junho de 2014

Especia Copa do Mundo COSTA RICA #20...



A culinária da Costa Rica é conhecida por ser saborosa e bastante suave, incluindo muitos frutos e vegetais. O acompanhamento principal consiste de arroz e feijão preto, o qual, em muitos lares, é comido nas três refeições do dia não só na Costa Rica como também em outros países da América Central.

Ao pequeno-almoço, o prato nacional tradicional da Costa Rica é o chamado gallo pinto, e consiste de arroz, feijão (em geral preto, mas por vezes também vermelho), coentro, pimentão e cebola misturados, e, por vezes, ligeiramente fritos. Um molho local chamado Salsa Lizano (também conhecido como salsa inglesa) é usado com freqüência a fim de dar um toque de especiarias ao prato. Especialmente o sabor do cominho. Por vezes acrescentam-se natas azedas à mistura para variar.

A bebida tradicional do pequeno-almoço, além do café, é chamada água dulce (água doce), e é feita a partir de açúcar amarelo bem forte. O açúcar é derretido e esculpido em secções cônicas com a ponta retirada, após o que parte deste "dulce" é raspada e diluída em água fervente para fazer a água dulce.





Receita: Gallo Pinto

Ingredientes:1 tigela de arroz cozido (solto) só com sal (de preferência do dia anterior)
1 tigela de feijão preto cozido (eu uso o de lata; A quantidade da água do feijão não deverá ser mais de 2 terços do volume do feijão)
1 chile vermelho picado (não encontrei, fiz sem o mesmo)
1 cebola pequena picada finamente
1 mão cheia de coentros picados finamente
4 dentes de alho picados
4 c. de sopa de "Salsa Lizano" ou Molho Inglês 
1 pitada de pimenta preta
1 cubo de caldo de galinha
óleo para refogar (ou azeite, mas o óleo não altera o sabor)







Preparação:Refogar a cebola, o chile, os alhos e os coentros no óleo.Quando estes estiverem refogados, juntar os feijões, a Salsa Lizano, a pimenta preta e o cubo de caldo de galinha esfarelado.

Junta-se o arroz e deixa-se cozinhar um pouco para os sabores se misturarem

Apagar o fogo, deixar repousar uns 5 minutos e misturar tudo muito bem antes de servir.






Especial Copa do Mundo INGLATERRA #19...


Muitos ingredientes ingleses utilizados na culinária têm origem remota. É o caso dos cozidos à base de carne, o pão, as tortas assadas, o queijo, e os peixes. Os britânicos adotaram diversos alimentos para compor sua gastronomia, como as batatas fritas, tortas, purê de batatas, e os peixes.

Esses ingredientes estão presentes em pratos típicos diversos países, como a Índia por exemplo. No século 20, os ingleses continuaram adotando ingredientes novos para compor seu cardápio, como foi o caso do fast food norte americano.

Na Inglaterra, o jantar de domingo é feito com um assado de carne, carneiro ou frango, sempre acompanhado de legumes e batatas. Nos tempos de hoje, o inglês come peru no natal, diferente de um século atrás, onde o prato típico era galinha. 

A Inglaterra é mundialmente conhecida pelo seu peixe e batatas fritas, comidas que podem ser encontradas em qualquer restaurante. Geralmente são servidas com ervilhas, sal e vinagre de malte. A comida indiana e chinesa tem crescido em popularidade, assim como as pizzas dos vizinhos europeus e o frango frito norte-americano.



E hoje vamos ensina a fazer um prato tipico da região.

Wellington Beef

INGREDIENTES

400 g de champignon
5/4 de cebola picada
1 copo de água
5 dentes de alho
100 ml de leite
Sal a gosto
Pimenta-do-reino
1/2 xícara de azeite
400 g de filé mignon
400 g de massa folhada
150 g de presunto de parma
3 gemas batidas
Pimenta branca a gosto
Louro a gosto
Alecrim a gosto
1/2 xícara de vinho do porto
150 g de manteiga


MODO DE PREPARO

Purê de champignon:
Lave os cogumelos e bata no liquidificador até obter um creme bem liso
Refogue em uma panela a cebola no azeite, quando começar a ficar transparente adicione o alho até dourar
Acrescente o champignon a esse refogado e cozinhe até que comece a secar
Em geral este tempo fica em torno de 30 minutos
Quando estiver bem consistente e seco, acrescente o creme de leite, acerte o sal e a pimenta, deixe ferver e desligue o fogo
Reserve

Filé mignon:
Tempere o filé dos dois lados com sal e pimenta
Aqueça bem uma frigideira com um fio de óleo (tem que estar muito quente mesmo) e rapidamente sele a carne (vá virando até que todos os lado estejam bem dourados)
Evite usar o garfo, se possível use uma pinça, para evitar furar a carne
Desligue o fogo
Feito isso, seque o filé mignon em um pano limpo ou papel toalha, enrole o filé no pano bem apertado e leve à geladeira para descansar por no mínimo 15 minutos
Em seguida procedemos a montagem do bife
Abra a massa folhada em cima de um papel filme até obter um retângulo grande (suficiente para enrolar o filé com folga)
Pincele com as gemas batidas e disponha as fatias de presunto de parma lado a lado até cobrir toda a massa
Disponha o purê de champignon sobre o presunto, formando uma camada com 1 cm de espessura, mas deixe uns 2 cm de cada lado para não vazar na hora de enrolar
Coloque o filé mignon no centro dessa massa
Com o auxílio do papel filme, enrole a massa sobre o filé
Feche as laterais e dobre para baixo
Leve-o à geladeira para descansar por mais 30 minutos
Retire da geladeira, ponha em uma assadeira untada com azeite, pincele com as gemas e leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 40 minutos (ou até que a massa esteja bem dourada)

Molho:
Na mesma panela em que foi feito o filé, coloque um fio de azeite e refogue a cebola e o alho
Misture as ervas a gosto
Amasse a pimenta com uma faca e junte ao refogado
Junte o vinagre balsâmico, o vinho do porto e deixe reduzir até quase secar
Adicione a manteiga e tempere com sal

Montagem no prato:
Quando a carne tiver pronta, fatie, disponha as fatias sobre um prato e coloque o molho por cima


terça-feira, 3 de junho de 2014

Especial Copa do Mundo ITÁLIA #18...


A culinária italiana evoluiu através dos séculos, ao longo das mais variadas alterações sociais e políticas; suas raízes podem ser traçadas até o século IV a.C.. Mudanças significantes ocorreram com a descoberta do Novo Mundo, que ajudaram a moldar muito do que é conhecido como a culinária italiana hoje em dia, através da introdução de ingredientes como batatas, tomates, pimentões e milho, todos eles parte central da cozinha daquele país, e que no entanto só foram introduzidos em grande escala a partir do século XVIII. É uma das culinárias mais populares do mundo. A Itália é um país onde a culinária é o principal, então a culinaria é um termo muito bem usado na Itália com suas Pizzas, Massas e outros tipos de massas na Itália. Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país. 

Existem diversos pratos regionais importantes que também assumiram caráter nacional, enquanto diversos pratos se proliferaram, em diversas variantes, por todo o mundo. Queijo e vinho são uma parte importantíssima da cozinha do país, desempenhando diferentes papéis tanto regionalmente quanto nacionalmente, com sua inúmera variedade e leis de regulamentação. Também o café, mais especificamente o expresso, assumiu um papel de destaque relevante na cultura gastronômica da Itália.




Já que estamos falando de massas, vamos ensinar a fazer uma pizza diferente a Pizza de Pão de Forma.



INGREDIENTES
2 tomates
1 cebola
4 dentes de alho
Orégano a gosto
Sal a gosto
Azeite
1 pacote de pão de forma
200 g de presunto
200 g de queijo mussarela


MODO DE PREPARO
Refogue o alho juntamente com a cebola no azeite
A seguir, coloque o tomate e o sal até formar um molho cremoso
Reserve
Coloque os pães numa assadeira, jogue todo o molho em cima dos pães e acrescente o presunto por cima deste molho
Cubra com bastante queijo e regue com orégano e azeite
Coloque a assadeira no forno pré-aquecido
Assim que o queijo derreter estará pronta a pizza



Especial Copa do Mundo URUGUAI #17...


A culinária do Uruguai é, basicamente, o resultado da fusão das cozinhas italiana e espanhola. Recebeu também contribuições das cozinhas brasileira, europeia, de outros países sul-americanos e, em menor escala, da indígena.

Sem dúvida a carne vem em primeiro lugar na alimentação deste pequeno país, o que inclusive vem causando problemas de colesterol, por consumo excessivo de alimentos de origem animal, na população. Na verdade chega a ser curiosa esta preferência, sabemos que a criação de gado é a atividade predominante no Uruguai, mas quase todo o território é cortado por uma grande extensão de água e o consumo de peixes e frutos do mar é bem inferior.
Diferentemente do Brasil, o churrasco (asado uruguayo) é preparado na lenha, sobre a parrilla, o que deixa um aspecto defumado e muito saboroso.


E hoje vamos mostrar o PUCHERO.

Puchero
É uma mistura de diversos ingredientes e carnes, que lembra a nossa feijoada brasileira no modo de servir e pelas raízes populares, mas não leva feijão. Linguiça, panceta, choriço, verduras e caldo compõem o prato, que exige cerca de 4 h para ser preparado e cai bem no inverno. Tradicional no Uruguai, a origem do cozido é espanhola.


INGREDIENTES

1/2 kg de patinho em cubos
2 colheres de sopa de azeite
2 dentes de alho amassado
2 cebolas picadas
2 paios em rodelas
1 lingüiça defumada em rodelas
1 peito de frango em pedaços
2 coxas com sobrecoxas de frango em pedaços
4 tomates sem pele e sementes picados
1 xícara de chá de ervilha
200 g de vagem cortadas ao meio
2 batatas picadas
1 batatadoce cortada em quatro
2 cenouras em rodelas grandes
1 colher de sopa de extrato de tomate
Sal
Pimenta do reino
1 l e 1/2 de água
1/2 copo de vinho branco seco
1 xícara de chá de abóbora picada

1 xícara de chá de repolho picado


MODO DE PREPARO
Doure a carne no azeite com o alho e a cebola
Junte o paio, a lingüiça e o frango
Adicione o tomate, a ervilha, a vagem, a batata, a batata-doce, a cenoura, o extrato, o sal, a pimenta, a água e o vinho
Ferver durante 30 minutos
Coloque a abóbora e o repolho, deixe cozinhar por mais 10 minutos
Sirva quente acompanhando de arroz